O presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Marcelo Arruda, também prefeito de Barra do Rio Azul, realizou, na tarde desta terça-feira (5/11), uma visita ao Instituto da Criança com Diabetes (ICD), em Porto Alegre. Fundado em 1998, o ICD é referência no atendimento de crianças e jovens com diabetes tipo 1, acompanhando gratuitamente mais de cinco mil pacientes.
Durante a visita, Arruda foi acompanhado pelo coordenador de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo, e recebido pelo diretor-presidente do ICD, Balduino Tschiedel, que apresentou as instalações e o trabalho da instituição. Integrante do Grupo Hospitalar Conceição, o ICD realiza atendimentos exclusivamente pelo SUS, oferecendo um atendimento interdisciplinar com equipes especializadas em oftalmologia, psicologia, endocrinologia, nefrologia, odontologia e nutrição.
Tschiedel destacou o principal objetivo do instituto, que vai além do atendimento médico: “Nosso foco é educar pacientes e familiares sobre o diabetes, especialmente o tipo 1, e como lidar com as complicações da doença. A prevenção é um pilar fundamental do nosso trabalho, que inclui o acesso a tratamentos, novas tecnologias e apoio social contínuo às famílias”, afirmou.
A visita teve como propósito aproximar a Famurs do ICD e discutir a possibilidade de replicar as ações da instituição em outras regiões do estado. De acordo com o instituto, muitos municípios do interior enfrentam dificuldades para encontrar especialistas em diabetes e tratamentos adequados para a população. O encontro, que também contou com a participação do defensor público Nilton Leonel, propôs a realização de ações conjuntas entre Famurs e ICD, como cursos de capacitação na Escola Famurs e a promoção de seminários para prefeitos e gestores municipais sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo do diabetes.
Além disso, durante o encontro, Tschiedel convidou a Famurs a participar da 26ª edição da **Corrida para Vencer o Diabetes**, evento que será realizado no próximo dia 24 de novembro, às 10h, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O evento visa arrecadar fundos para a sustentabilidade dos projetos do ICD e já é tradicional no calendário da capital gaúcha.
O ICD segue sendo uma referência em cuidados para crianças e jovens com diabetes tipo 1 e busca expandir sua atuação para garantir que mais famílias no Rio Grande do Sul tenham acesso à educação e tratamento adequados para lidar com a doença.