2ª Feira da Agricultura Familiar de Porto Alegre ocorre até sábado no Centro Histórico

Foto: Alex Rocha/PMPA

A 2ª Feira da Agricultura Familiar de Porto Alegre está em andamento até sábado (9), no Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro Histórico da cidade. O evento conta com 94 expositores de diversas regiões do Estado, oferecendo uma grande variedade de produtos, como frutas, legumes, verduras, pães, queijos, embutidos, mel, flores, vinhos, sucos e artesanato. A entrada é gratuita e a feira funciona das 8h às 19h.

Entre os expositores, destacam-se três bancas de produtores rurais da capital, todos com produtos orgânicos certificados pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama). O Sítio Natural, do bairro Lami, está apresentando hortaliças cultivadas em sistema agroflorestal, como alface, rúcula, beterraba, cenoura e manjericão. Já a Porto Verde Orgânica, de Belém Novo, oferece flores como calêndulas, girassóis e lavanda. A Chácara Vila Nova Orgânicos, do bairro Vila Nova, traz para a feira sorbets feitos com aipim, em sabores como morango, uva bordô, goiaba e butiá.

Além disso, o Laticínios Benolle, de Glorinha, está expondo queijos, iogurtes, doce de leite e ambrosia. O evento é uma oportunidade para o público adquirir produtos diretamente de pequenos produtores e fortalecer o comércio local, além de valorizar a agricultura familiar.

A feira é realizada pela Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), e do governo do Estado, por meio da **Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Mudanças no estacionamento

Em razão da montagem da estrutura da feira, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informaram que o estacionamento rotativo **Área Azul** foi desativado no Largo Glênio Peres. O sistema será restabelecido no local a partir de **18 de novembro**, após o término do evento. Enquanto isso, o estacionamento rotativo continua disponível nas proximidades, como na região da Praça XV, na rua Siqueira Campos e na Travessa Francisco de Leonardo Truda.