Rio Grande do Sul registra criação de mais de 10 mil empregos com carteira assinada em setembro

O Rio Grande do Sul registrou a criação de 10.238 novas vagas de trabalho com carteira assinada em setembro de 2024, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quarta-feira, 30 de outubro. Esse crescimento é fruto de 124.083 admissões e 113.845 demissões no período.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, celebrou a continuidade do aumento no número de empregos, que se manifesta pela terceira vez consecutiva após as enchentes que impactaram o estado. “Estamos convencidos de que as políticas públicas e os investimentos do governo estadual desempenharam um papel fundamental nessa recuperação econômica e na geração de empregos. O programa RS Qualificação, da nossa secretaria, já começou a capacitar mais de 16 mil pessoas”, destacou Sossella.

Analisando os setores, o destaque ficou com o setor de serviços, que gerou 5.864 novas vagas. O comércio seguiu em segundo lugar, com 3.004 postos de trabalho criados, enquanto a construção civil adicionou 1.361 vagas. Por outro lado, a indústria foi o único segmento a registrar uma diminuição, com a perda de 237 empregos formais.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro de 2024, o Rio Grande do Sul também apresenta um saldo positivo, com a geração de 66 mil novos postos de trabalho, resultantes de 1.172.080 admissões e 1.106.012 demissões. O setor de serviços continua a liderar as contratações, somando 34.808 novas oportunidades. Mesmo após as enchentes, o estado ocupa a 8ª posição entre os estados brasileiros com maior saldo de empregos gerados no ano.

Josué Silveira

Josué Silveira

Jornalista, amante dos Sports americanos e "sofredor" do Indianápolis Colts,. Produtor audiovisual de esportes e entretenimento. Engraçadinho nas horas vagas