
O Rio Grande do Sul recebeu nesta segunda-feira (28) uma remessa de 50,4 mil doses da vacina contra a Covid-19, produzidas pela farmacêutica Moderna. Essas doses fazem parte de um lote total de 1,2 milhão de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde aos estados.
A distribuição, realizada pela Secretaria da Saúde (SES), terá início na terça-feira (29) e será feita de maneira proporcional para as 18 coordenadorias regionais, com base nas solicitações e no levantamento dos municípios. A vacina é destinada a crianças e adultos, e, até o momento, 101.672 doses da Moderna já foram aplicadas no estado em 2024, conforme dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde.
O esquema vacinal para crianças entre seis meses e quatro anos envolve a aplicação de duas doses monovalentes, com intervalo de quatro semanas. Já os grupos prioritários, incluindo pessoas a partir de cinco anos, devem receber uma dose monovalente. Pessoas imunocomprometidas, também a partir de cinco anos, devem completar o esquema com três doses.
Além das doses iniciais, é fundamental que os grupos prioritários recebam uma dose anual da vacina monovalente, com um intervalo mínimo de três meses desde a última dose. Indivíduos imunocomprometidos, gestantes, puérperas e idosos precisam de duas doses anuais, com um intervalo mínimo de seis meses entre elas. Não há recomendação de dose anual para aqueles que não pertencem aos grupos prioritários e já completaram o esquema vacinal.
Os grupos prioritários incluem pessoas com 60 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, trabalhadores da saúde, entre outros.