A Região Sul do Brasil começa a semana com tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A passagem de um sistema frontal provoca volumes de chuva superiores a 70 mm no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. A partir de quarta-feira (4), o tempo deve se estabilizar nessas áreas.
Alerta de onda de calor e baixa umidade
O Inmet também emitiu um alerta de onda de calor para diversas regiões do país. O aviso, classificado como de “perigo potencial”, é válido até quarta-feira (2) e aponta temperaturas 5°C acima da média, com risco leve à saúde. O alerta abrange Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal, parte do Paraná e o sudoeste de Mato Grosso.
Além disso, foi divulgado um alerta para baixa umidade, que pode variar entre 20% e 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde. As regiões mais afetadas são o Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais e Bahia.
Previsão para outras regiões
Na Região Sudeste, são esperadas pancadas de chuva isoladas em São Paulo, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nos dias 3 e 4 de outubro. Nas demais áreas, o tempo deve permanecer quente e seco.
No Nordeste, o tempo será predominantemente quente e seco, mas o aumento da nebulosidade no início da semana pode gerar pancadas de chuva isoladas, principalmente no nordeste e leste da região.
No Centro-Oeste, o calor e a seca prevalecem, exceto no noroeste de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul, onde há possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Na Região Norte, áreas de instabilidade devem provocar chuvas no noroeste do Amazonas, Roraima e Pará.