Jogar em casa sempre foi um ponto favorável, isso todos nós sabemos. O apoio da torcida e o conhecimento do estádio são fatores que podem influenciar no desempenho da equipe. Entretanto, nesta temporada, o Grêmio jogou apenas 14 jogos diante do seu torcedor, conquistando 11 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, gerando um aproveitamento de 80%. Por outro lado, como mandante, mas longe da Arena, o tricolor disputou 14 jogos: 6 vitórias, 5 derrotas, 3 empates, com um aproveitamento de 50%.
Em suas redes sociais, Portaluppi afirmou que o Grêmio estaria no G4 do Campeonato Brasileiro. Considero difícil cravar que o clube estaria neste patamar, até pelo futebol que vem apresentando. Porém, é notória a importância do estádio nos resultados da temporada. Em 2023, ano que o time foi vice-campeão brasileiro, o tricolor foi o 2° melhor mandante da competição, ao lado do Palmeiras, campeão, com 44 pontos.
Se basear pelos jogos dentro de casa sempre foi uma bengala para os treinadores e, principalmente pela torcida, mas não é único fator a ser levado em consideração. Nesta temporada, o time do Grêmio não tem um padrão de jogo e muito menos uma postura tática para brigar pelo G4. Dentro das quatro linhas observamos um time perdido, que depende das jogadas individuais para conquistar os três pontos.
Se Soteldo, Cristaldo e Monsalve não estão inspirados, dificilmente o time consegue obter um bom resultado. Renato já provou ser um bom treinador, mas em 2024, se apegar apenas no fator Arena, é muito pobre para provar o rendimento abaixo do esperado.