O Theatro São Pedro viveu, na noite desta quarta-feira (18), o legítimo clima de Ilexlândia, onde as afinidades entre os sul-rio-grandenses, uruguaios e argentinos se materializou no mate passado de mão em mão e no churrasco, culminando com Pirisca Grecco Y La Comparsa Elétrica e seus convidados arrebatando a plateia com belas melodias em milongas, zambas e toadas, mesclando, em espanhol e português, filosofias, vivências e amizades.
A diretora do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa, Mariana Abascal, acompanhada pelo cantor e compositor Vinicius Brum, abriu o espetáculo saudando e agradecendo a presença de todos, transmitindo um abraço do presidente Adolfo Brito e da Mesa Diretora da Assembleia e desejando que a noite de excelente música de Pirisca Grecco e da Comparsa Elétrica fosse também uma digna homenagem a Luiz Carlos Borges. “Há mais de 3 décadas fazendo parte da cena musical de Porto Alegre, o Sarau do Solar cresceu e cresceu e hoje parece que tem vida própria, é uma pessoa independente. Por isso, nunca é demais lembrar que a Assembleia é mãe e pai dessa pessoa. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul é a idealizadora e única financiadora do Sarau do Solar, desde a elaboração do edital público, até a gestão das Temporadas, sendo responsável por todos os custos de produção. O presidente da Assembleia, junto a Mesa Diretora da Assembleia têm a prerrogativa de projetos como esse. Evidentemente, contamos com parceiros importantíssimos, como a Fundação Theatro São Pedro”, finalizou Mariana.
Vinícius Brum destacou que o edital do Sarau do Solar é público e a comissão de seleção que escolhe os artistas é composta, também, por artistas consagrados, contratados pelo Parlamento gaúcho para esse fim. Eu mesmo já participei de várias formas, como músico e membro da comissão. Tive a honra de fazer o lançamento de meu álbum mais recente “Por que os ponchos são negros” aqui no Theatro São Pedro, dentro da programação do Sarau do Solar, em setembro de 2021. “O Parlamento Gaúcho, ciente de sua responsabilidade com a preservação da memória cultural do estado gaúcho, faz questão de registrar: o Sarau Especial de setembro será sempre uma homenagem ao maestro Luiz Carlos Borges.
Pirisca Y La Comparsa Elétrica na Ilexlândia
No palco do Theatro São Pedro, além da formação original da Comparsa Elétrica, com Pirisca Grecco, Duca Duarte, Rafa Bisogno, Paulinho Goulart, Texo Cabral e Clauber Scholles, também se juntam ao espetáculo Zelito Ramos, Victor Hugo, Tonho Crocco, Serginho Moah, Pedro Ribas, Steban Tavares, Humberto Guessinguer, Arthur Seidel e Maria Fernanda Costa.
Emocionado, Pirisca agradeceu a Assembleia Legislativa, O Projeto Sarau do Solar e a presença de todos da plateia, convidados, amigos e a parceria de grandes artistas que subiram ao palco para homenagear um ícone da música gaúcha, o maestro Luiz Carlos Borges.
Uma das atrações foi Reexistir, de Pirisca Grecco y Pedro Ribas, e que ganhou um clipe produzido pela Masper TV.
*Matéria de Luiz Osellame, Agência de Notícias da Assembleia Legislativa