Netinho conquista bronze no taekwondo após superação em Paris 2024

Foto: Wander Roberto/COB

O taekwondista Edival Pontes, conhecido como Netinho, garantiu a medalha de bronze na categoria até 68kg dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após uma derrota inicial para o jordaniano Zaid Kareem, Netinho teve uma nova chance na repescagem, graças à classificação de Kareem para a final.

Netinho enfrentou Hakan Reçber na repescagem e venceu por 8 a 7 após um combate acirrado. Em seguida, ele derrotou Javier Polo Perez na luta pelo bronze. A vitória foi conquistada após um intenso terceiro round, com Netinho superando o espanhol por 6 a 5.

Com a medalha de Netinho, o Brasil soma 15 medalhas em Paris e conquista a terceira no taekwondo. Anteriormente, Natalia Falavigna e Maicon Andrade haviam conquistado bronze nas edições de Pequim 2008 e Rio 2016, respectivamente.

Maria Clara Pacheco, também brasileira e estreante em Paris, foi eliminada nas quartas de final da categoria até 57kg. Ela venceu o primeiro combate, mas foi superada pela chinesa Zongshi Luo.

Nesta sexta-feira, Caroline Santos e Henrique Marques representarão o Brasil no taekwondo. Caroline lutará na categoria até 67kg contra a tailandesa Sasikarn Tongchan, enquanto Henrique enfrentará o jordaniano Saleh Elsharabaty na categoria até 80kg.