Sábado, 14 de setembro de 2024

Rebeca Andrade conquista ouro no solo e se torna a atleta brasileira mais premiada na história olímpica

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Rebeca Andrade encerrou sua participação na Olimpíada de Paris em grande estilo nesta segunda-feira (5), ao conquistar a medalha de ouro na prova de solo. A ginasta paulista alcançou seu quarto pódio na capital francesa, somando seis medalhas olímpicas no total e se tornando a atleta brasileira mais premiada da história, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael.

Rebeca obteve a nota de 14.166 em sua apresentação, superando a favorita Simone Biles, que marcou 14.133 após sofrer duas penalidades por pisar fora do tablado. O pódio foi completado pela também americana Jordan Chiles, com 13.766.

A brasileira foi a segunda a se apresentar, ao som das músicas “End of Time”, de Beyoncé, e “Movimento da Sanfoninha”, de Anitta. Ela recebeu 8.266 pela execução e 5.900 pela dificuldade das acrobacias. Apesar de a comissão técnica solicitar revisão da nota de dificuldade, a pontuação final de Rebeca permaneceu em 14.166, superando suas marcas no individual geral e na classificatória, mas ficando um pouco abaixo do que alcançou na disputa por equipes (14.200).

A confirmação da vitória de Rebeca veio após as apresentações de Sabrina Maneca-Voinea, da Romênia, e Jordan Chiles, dos EUA. Emocionada, Rebeca comemorou a histórica conquista, solidificando seu nome como uma das maiores atletas olímpicas do Brasil.