Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Inverno no Rio Grande do Sul terá chuvas abaixo da média

Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

O inverno de 2024, que começa na quinta-feira (20), às 17h51, promete trazer chuvas e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo meteorologista Flávio Varone, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Varone destacou que, nos meses de julho, agosto e setembro, o fenômeno El Niño chegará ao fim, seguido por um breve período de neutralidade climática na primeira metade da estação. “Isso será determinante para a ocorrência de chuvas regulares e próximas da normalidade no mês de julho”, explicou o meteorologista.

As projeções climáticas indicam que o fenômeno La Niña retornará entre agosto e setembro, resultando em uma diminuição das precipitações na reta final do inverno. “Com volumes inferiores à média em praticamente todo o Estado nos meses de agosto e setembro”, detalhou Varone.

Além das chuvas, as temperaturas médias também serão impactadas. “O trimestre deverá apresentar valores inferiores à média, com ondas de frio mais intensas e eventos de geadas mais frequentes”, completou Varone.

Diante desse cenário, a população deve se preparar para um inverno mais rigoroso, com menos chuvas e temperaturas mais baixas do que o habitual. A Seapi recomenda que os gaúchos fiquem atentos às previsões meteorológicas e adotem as medidas necessárias para enfrentar as adversidades climáticas previstas para os próximos meses.