Sábado, 20 de julho de 2024

“Temos que parar e buscar estudos”, analisa presidente da Famurs sobre a reconstrução do RS

O desafio é grande para Marcelo Arruda. Aos 40 anos, o prefeito de Barra do Rio Azul, no Norte do Rio Grande do Sul, assumiu o desafio de presidir a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em um dos momentos mais difíceis da história gaúcha. Enquanto batalha pela recuperação de sua cidade, atingida por duas enchentes em seis meses, Arruda também tem a tarefa de representar os 497 municípios na reconstrução após a tragédia.

Marcelo Arruda esteve no RS em Pauta desta terça-feira (12) e falou sobre os desafios que os prefeitos têm pela frente. Nesta linha, o presidente cobrou a ajuda de Brasília e também do Piratini. “A Famurs tem dialogado muito com o Governo do Estado e com o Governo Federal. O que passou tem que servir de ensinamento”, refletiu, lembrando que apenas agora, as casas prometidas após a enchente de setembro começaram a ficar prontas.

O prefeito também revelou que Barra do Rio Azul já encaminhou parcerias com duas universidades para elaborar estudos que auxiliem na construção de um município mais preparado para os eventos climáticos. “Temos que parar e buscar estudos”, comentou.

Assista à entrevista na íntegra: