Sábado, 27 de julho de 2024

Piratini divulga informações sobre quem tem direito a benefícios e como receber

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou o adiantamento de benefícios e a liberação de valores por conta das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (24), o Palácio Piratini divulgou informações sobre quem tem direito e como receber. São diversas situações, em todas elas é necessário ter o Cartão Cidadão.

Em Porto Alegre, o documento pode ser retirado na Av. Borges de Medeiros, 521, no Centro Histórico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Já no interior, a entrega é feiras em agências específicas do Banrisul, designadas para cada município. A lista pode ser conferida clicando aqui.

Os valores são disponíveis para famílias que tenham ficado desabrigadas ou desalojadas em razão de eventos climáticos adversos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano, que residam em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologados pelo governo do Estado, em pobreza e pobreza extrema no Cadastro Único (CadÚnico).

Se tiver perdido o cartão, o beneficiário deve ligar para 0800 541 2323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.

TODO JOVEM NA ESCOLA

Cartão para recebimento: Cartão Cidadão

  • Onde retirar o cartão

Na capital, a retirada é feita na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), na Av. Borges de Medeiros, 521, das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.

No interior do Estado, a retirada ocorre nas agências Banrisul ou em outros locais designados de segunda a sexta-feira das 10h às 15h.

  • Quem tem direito

Alunos matriculados no Ensino Médio de escolas da Rede Estadual, com responsável ou o próprio beneficiário incluído no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até R$ 660, mantendo frequência escolar mínima de 75% em cada mês.

  • Qual documento é necessário para a retirada

O estudante deverá portar documento oficial com foto e número de CPF. Estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal com documento, que deverá assinar o termo de autorização para a retirada.

  • O que fazer em caso de perda do cartão

Basta preencher o Formulário de Atendimento disponível no site da Secretaria da Educação, descrevendo detalhadamente o problema.

Canal de atendimento no WhatsApp: (51) 3210-3690

PROFESSOR DO AMANHÃ

Cartão para recebimento: Cartão Cidadão

  • Onde retirar o cartão

Na capital, o cartão pode ser retirado na Av. Borges de Medeiros, 521, no Centro Histórico. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

No interior, a entrega é feita por agências do Banrisul designadas em cada cidade, que podem ser conferidas na listagem.

Cidades com cartões disponíveis para retirada: Alvorada, Arroio do Tigre, Barros Cassal, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Carazinho, Charqueadas, Estação, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Marau, Nova Alvorada, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Porto Alegre, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Soledade e Viamão.

  • Quem tem direito

Bolsistas do programa Professor do Amanhã.

  • Qual documento é necessário para a retirada

Documento de identificação com foto.

  • O que fazer em caso de perda do cartão

A segunda vida pode ser solicitada por meio do e-mail institucional do programa [email protected].

DEVOLVE ICMS

Cartão para recebimento: Cartão Cidadão

  • Onde retirar o cartão

Em Porto Alegre, o cartão pode ser retirado na Av. Borges de Medeiros, 521, no Centro Histórico, conforme o calendário de pagamentos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

No interior, a entrega é feita por agências do Banrisul designadas em cada cidade, que podem ser conferidas na listagem.

  • Quem tem direito

Famílias no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até três salários-mínimos ou por pessoa inferior a meio salário-mínimo, que recebam o Bolsa Família ou tenham um membro matriculado no Ensino Médio regular da rede estadual de ensino.

  • Qual documento é necessário para a retirada

Documento de identificação com foto e número do CPF.

  • O que fazer em caso de perda do cartão

A perda deve ser comunicada por meio do call center, no número 0800 541 2323. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

A nova via é disponibilizada em até 20 dias. O Banrisul isentou a emissão de segunda via do cartão por 30 dias, medida que pode ser prorrogada.